Quase metade dos consumidores (49%) define a Black Friday no Brasil, que acontecerá nesta sexta-feira (26), como "Black Fraude", segundo uma pesquisa do Instituto Reclame Aqui aplicada com 23 mil pessoas.
Para achar descontos de verdade na maior promoção do varejo brasileiro, é preciso fazer antes uma lista de compras e comparar os preços antes, de acordo com especialistas em planejamento financeiro. Assim, dá para saber o que você quer comprar e quanto está disposto a pagar pelos itens no dia com rapidez, antes que acabem os estoques. Eles são limitados e as melhores liquidações se esgotam rapidamente.
Sites comparadores de preços permitem monitorar o histórico dos valores dos produtos, assim, saber se a loja aumentou os preços nos dias anteriores à Black Friday e maquiou os descontos. As ferramentas ainda acompanham a oscilação de valores em tempo real, comparam com os preços praticados antes e identificam as promoções.
Saiba mais
Além disso, há plataformas que criam páginas especiais para o evento, filtram as melhores liquidações e enviam alertas dos valores mais em conta por e-mail após cadastro.
Siga o Valor Investe:
Antes de fechar a compra, não esqueça de conferir os prazos de entrega e o valor do frete, que pode ser igual ou maior que o desconto. Se houver algum erro na compra, como a cobrança de um valor maior do que o prometido ou o não recebimento do produto, salvar as imagens das etapas da compra pode ajudar a comprová-la. Guarde também os e-mails de confirmação e de prazo de entrega enviados pelo site.
A seguir, veja alguns sites que podem ajudar consumidores a evitar falsas promoções na Black Friday:
Black Friday de Verdade
O Black Friday de Verdade tem uma extensão para instalar no navegador da internet. Depois de instalada, navegando normalmente nas lojas, você consegue saber se há outras lojas com o preço melhor para o produto que está pesquisando. Além disso, saberá o histórico de preço do produto. A extensão também busca e aplica automaticamente cupons de desconto.
Buscapé e Zoom
O Buscapé e o Zoom têm uma ferramenta de histórico de preços, por meio da qual você consegue ver toda a variação dos preços do produto que deseja, nos últimos 6 meses. Os sites também têm um alerta de preço. Ao selecionar um produto, você pode escolher um valor que está disposto a pagar e, quando o produto estiver com o preço que você gostaria de pagar, a ferramenta manda um e-mail para você.
Mais Barato Proteste
O plugin da associação de consumidores Proteste avisa onde encontrar o menor preço enquanto você acessa produtos em lojas virtuais. Ainda testa automaticamente cupons de desconto e adiciona o que gerar o maior desconto em sua compra. A vantagem desse plugin é que ele não acessa nenhum dos seus dados pessoais.
A extensão para o navegador do site Reclame Aqui, lançada neste mês e divulgada em primeira mão pelo Valor Investe, aponta se as lojas são confiáveis enquanto o consumidor navega e possibilita ter acesso a cupons de descontos reais comprovados pela empresa. A ferramenta ajuda a evitar cair em golpes que são comuns na data. Nessa época, pipocam sites falsos oferecendo descontos “imperdíveis” para roubar os dados do consumidor.
— Foto: Getty Images
Vai comprar na Black Friday? Veja sites para comparar preços e evitar falsas promoções - Valor Investe
Read More
No comments:
Post a Comment