Aumento no preço de alimentos impacta orçamento para merenda nas escolas públicas em Manaus — Foto: Reprodução
A escalada de preços dos alimentos também atinge a merenda escolar fornecida nas escolas municipais de Manaus. A prefeitura diz que vai precisar pagar 60% a mais neste ano em relação ao ano passado por conta dessa subida de preços.
Para muitos estudantes, a merenda escolar é a única garantia de refeição diária. Mas na escola, a comida também está custando mais.
A Associação de Municípios Amazonense fez um levantamento dos itens mais comprados para a merenda escolar pelas prefeituras do Amazonas e constatou que todos tiveram aumento no preço neste ano comparando com o ano passado. Aveia, óleo de soja e milho para mungunzá foram os produtos que mais subiram.
Veja os itens que mais subiram:
- Aveia (96,52%)
- Óleo de soja (87,49%)
- Milho para mungunzá (57,29%)]
Para a prefeitura de Manaus, o aumento da proteína foi o mais significativo. Em uma escola de tempo integral, as crianças recebem três refeições por dia. São 216 alunos, e cada um consome em média 80 gramas de proteína três vezes na semana. Para atender essa demanda é preciso comprar mais de 50 quilos de carne, frango e peixe semanalmente.
A nutricionista Joseline Araújo, da divisão de alimentação escolar da Secretaria Municipal de Educação, explica:
“O quantitativo ele continua o mesmo, por criança a gente segue uma per capita e segue uma resolução, por conta disso a gente precisa cumprir, suprir essa criança das necessidades nutricionais, então não tem como reduzir”.
Na ponta dessa cadeia estão os produtores rurais. O agricultor Edney Ricardo também sentiu os aumentos dos preços.
“A luz aumentou demais, é necessário para irrigação, aeradores, combustível também aumentou bastante para os tratores, e os insumos, tem insumo que aumentou 4 vezes mais”, afirma.
“O que a gente está colhendo é fruta e verdura com preço do adubo passado. De agora para frente é outro preço, adubo novo, preço novo, então a gente tem que repassar isso”, afirmou o agricultor Paulo Abreu.
A prefeitura de Manaus diz que já está gastando bem mais com a merenda escolar.
“Investimos 60% a mais na merenda escolar para atender ainda melhor toda nossa rede municipal de educação”, disse Junior Mar, diretor do Departamento Geral dos Distritos. “Estamos agora em planejamento para a nova licitação que vai ser lançada para de atender essa demanda, além disso, nós fazemos adesão de atas de produtos de preço tanto na esfera estadual, quanto na esfera federal”
O presidente da Federação da Agricultura, Muni Lourenço, só vê melhora, com redução de custos, no período pós pandemia.
A prefeitura de Manaus foi questionada de onde vem o dinheiro do investimento de 60% a mais na merenda escolar, mas ainda não tivemos retorno.
Aumento no preço de alimentos impacta orçamento para merenda nas escolas públicas em Manaus — Foto: Reprodução
Veja os vídeos mais assistidos do Amazonas
Aumento no preço de alimentos impacta orçamento para merenda nas escolas públicas em Manaus - G1
Read More
No comments:
Post a Comment