Rechercher dans ce blog

Sunday, September 19, 2021

Preço em alta e variedades mais resistentes estimulam produção de trigo no Paraná - G1

Preço em alta e variedades mais resistentes estimulam produção de trigo no Paraná

Preço em alta e variedades mais resistentes estimulam produção de trigo no Paraná

O Paraná é o maior produtor de trigo do país, de acordo com dados do Departamento de Economia Rural (Deral), no entanto, o Brasil ainda precisa importar quase metade do que consome.

Uma cooperativa do oeste do estado pretende colocar em prática um plano para reduzir os custos com importação e logística do trigo, o que deixaria o preço do pão mais acessível ao consumidor.

A cooperativa quer estimular o plantio do trigo no Paraná e dobrar a produção atual, que é de 3,9 milhões de toneladas no estado.

"Esse incentivo a produção de trigo está baseado em três pilares: primeiro, o pilar juro zero para a compra de insumos. Segundo: o preço de garantia do trigo de R$ 100 a saca. Terceiro pilar: levar o produtor a fazer seguro da safra", comentou Dilvo Grolli, presidente da Coopavel.

A cooperativa quer incentivar o produtor a usar terras que ficam ociosas durante o inverno. No Paraná, são pelo menos 2,5 milhões de hectares disponíveis para o plantio no período, mas só metade dessa área é usada.

Na região de Cascavel, 400 mil hectares são utilizados para o plantio da soja e milho no verão. No inverno, apenas 250 mil hectares são utilizados. São 150 mil hectares que podem ser aproveitados para o plantio do trigo, o que aumentaria a renda do produtor e os ganhos da cooperativa.

"Com o produtor produzindo mais trigo, temos uma geração de renda maior da região. A cooperativa também vai passar a moer mais trigo, aumentando o faturamento e distribuição de lucro", destacou o presidente.

Preço em alta e variedades mais resistentes estimulam produção de trigo no Paraná — Foto: Reprodução/RPC

Preço em alta e variedades mais resistentes estimulam produção de trigo no Paraná — Foto: Reprodução/RPC

O moinho de trigo da cooperativa está sendo preparado para esse aumento da oferta de grãos.

"Nós vamos de 400 toneladas por dia para 700 toneladas por dia dessa região. Essa farinha vai para grandes indústrias de massa biscoitos, pães e panetones", afirmou o gerente do moinho de trigo, Márcio Dantas.

No campo, a cultura do trigo é de alto risco, por ser muito suscetível às geadas. Nos últimos anos, novas variedades, mais resistentes ao frio e com maior produtividade, foram lançadas, e isso vem despertando interesse de alguns agricultores.

O agricultor Adolfo Oto Midding comenta que planta trigo há 40 anos e que nunca desistiu da cultura, mesmo em tempos difíceis. A paixão pelo trigo é algo que nasceu com a família dele, quando morava em Santa Catarina.

"Plantava-se trigo só para comer. O trigo era colhido com uma foicinha, se colhia 20 sacos por ano, e levava no moinho e trocava o trigo por farinha", conta o agricultor.

Atualmente, a fazenda dele possui mais de 500 hectares semeados com trigo. A tradição é compartilhada com o neto. "Eu fiz faculdade, sou engenheiro agrônomo, mas aqui está a faculdade da experienciar", diz o neto, Gabriel Redivo.

Gabriel comenta que apresentou novas variedades e tecnologias, e que o avô não deixa o seguro da lavoura de lado, o que vem dando certo.

"O trigo é o pão nosso de cada dia, temos que produzir esse grão. O Brasil precisa de comida e quem tem que fazer essa parte é o agricultor, e se temos terra temos que aproveitar", conta Adolfo Oto Midding.

Dilvo Grolli afirmou que "quando o Brasil chegar a uma autossuficiência do trigo, o consumidor final terá uma redução de 20% no valor do pão. É o diferencial de custo de logística, de importar o produto e produzir o produto aqui".

Paraná é considerado o maior produtor de trigo no Brasil, segundo dados do Departamento de Economia Rural — Foto: Reprodução/RPC

Paraná é considerado o maior produtor de trigo no Brasil, segundo dados do Departamento de Economia Rural — Foto: Reprodução/RPC

Aprenda a preparar as receitas do Caminhos do Campo

Adblock test (Why?)


Preço em alta e variedades mais resistentes estimulam produção de trigo no Paraná - G1
Read More

No comments:

Post a Comment

Ovos: preço médio é 1,4% superior ao recebido no mesmo período do ano passado - Agrolink

A reposição de ovos na abertura da semana mostrou maior dinamismo pelas antecipações ocorridas em preparação para o período das festividad...