Nos últimos dias, o dólar tem se mantido em relativa estabilidade, na casa dos R$ 5 (hoje abriu o dia em R$ 5,22). No primeiro semestre deste ano, a moeda norte-americana ainda teve recuo de 4,13% em relação ao real. Porém, mesmo com a influência do dólar na cotação dos combustíveis, a Petrobras não deixou de aumentar os preços da gasolina e do diesel nas refinarias no começo deste mês: o acréscimo foi de R$ 0,16 (6,3%) e R$ 0,10 (3,7%) o litro, respectivamente.
O valor médio da gasolina no Brasil é de R$ 6,15 e do diesel, R$ 4,73, de acordo com a Ticket Log, empresa de gestão de frotas. A gasolina mais cara do país é a do Acre, onde alcança os R$ 7, segundo a Associação Nacional de Petróleo (ANP).
Mas, por que o preço da gasolina subiu após o recuo e durante a relativa estabilidade do dólar?
Paulo Feldmann, professor da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA - USP), explica que diversos fatores influenciam no preço final do combustível. Entre eles estão os impostos e as despesas com distribuição, além de um dos mais importantes: a relação de oferta e demanda do produto.
"Se temos uma oferta muito grande do produto, o preço cai. E se os consumidores precisam muito comprar aquele produto, o preço tende a subir. No Brasil espera-se um crescimento da economia, o que aumenta o consumo de petróleo, mas a oferta não vai acompanhar: ela já está alta, não há como os produtores ofertarem mais", diz o especialista.
Feldmann ressalta que a relação de oferta e procura não se dá apenas com base no que acontece atualmente; também se espelha no que pode ocorrer no futuro. "Espera-se que daqui a um ano, mais ou menos, vá faltar petróleo, por isso o preço sobe."
Além disso, mesmo que o dólar esteja em relativa estabilidade, o preço acima de R$ 5 ainda é alto para o Brasil, segundo o professor. "A moeda norte-americana deveria estar em torno de R$ 4. O Brasil importa petróleo e paga em dólar o barril — que custa US$ 77,84 atualmente (quase R$ 405 na conversão direta). O valor alto do dólar influencia no câmbio e encarece o preço do combustível".
Os valores médios de venda de gasolina e diesel para as distribuidoras passaram a ser de R$ 2,69 e R$ 2,81 o litro, respectivamente — Foto: Wikimedia Commons
O especialista lembra que o preço do petróleo é estabelecido em forma de cartel pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), e isso também influencia nas altas dos combustíveis. "Os produtores combinam o valor entre eles e visam o lucro".
Como já dito, os preços da gasolina e diesel são formados por diversos fatores, e Feldmann explica que não há como mudar a política que constitui esses valores. "Vivemos em uma economia globalizada. São cotações internacionais que valem em todos os países, e o Brasil não pode praticar o preço de outra forma. Até porque nós também exportamos um pouco de petróleo".
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Por que o preço da gasolina aumentou mesmo com o dólar estável? - Auto Esporte
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